Início > História das Marcas > História da marca DELL

História da marca DELL

Ela não inventou o computador, tão pouco criou softwares revolucionários, apenas soube vender de um modo inteligente, do jeito que o cliente quer. Na DELL que manda é você.

A história
Michael Dell fundou a empresa em 1984, então com 19 anos, enquanto ainda estudava medicina na Universidade do Texas na cidade de Austin. Com apenas US$ 1 mil, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited. Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Para dar o pontapé inicial da empresa, precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados. Aí, pegou as máquinas, e dentro de seu dormitório na universidade, calibrou-as com discos rígidos maiores e programas mais recentes, e começou a vendê-las por telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência, através de anúncios colocados em revistas especializadas de informática. Nascia um conceito novo e simples de negócio: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição. Desta forma, a empresa poderia detectar melhor a necessidade de seus clientes e oferecer soluções mais eficazes para satisfazê-los.
Com o sucesso da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um faturamento de US$ 6 milhões. O sucesso foi tanto que Michael Dell começou a ser assediado para vender sua empresa. Em 1987, a PC´s Limited começou a operar também no Reino Unido. Nos quatro anos seguintes, espalhou suas operações por outros 11 países. Somente em 1988 a empresa adota o nome de Dell Computers. No ano de 1990, a empresa tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e lojas de computadores como as redes CompUSA e Staples, porém o sucesso foi muito tímido e a DELL voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor.


Em 1993, ingressou de vez na chamada “Guerra dos computadores” ao baixar seus preços ainda mais e estender a garantia. Foram anos de uma obsessiva busca pela redução de custos, que resultou em uma empresa feita sob medida para a Internet – anos antes de ela existir. Quando, em 1995, a Internet explodiu, a DELL tinha a faca e o queijo na mão. Começou a vender on-line no ano seguinte. Em 1997 se tornou a primeira empresa a registrar um volume diário de vendas on-line no valor de US$ 1 milhão. Dois anos depois ultrapassou a Compaq e se tornou a maior vendedora de computadores pessoais do mercado americano. A empresa abriu sua fábrica em solo brasileiro na cidade de Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul em novembro desse mesmo ano. A partir de 2004 expandiu seus produtos para multimídia e entretenimento com o lançamento de televisores, handhelds e jukeboxes digitais. Foi assim que Michael Dell, executivo-chefe há mais tempo no cargo na indústria de computadores, e que anunciou aos 18 anos de idade que bateria a IBM, se tornou o homem mais rico do mundo com menos de 40 anos de idade.

A linha do tempo
1985

A empresa fabrica seu primeiro computador com design próprio, o Turbo PC, equipado com processador Intel 8088 com a velocidade de 8MHz.
1991
Introduz o primeiro laptop da marca, disponível em várias cores.
1994
Lançamento do Latitude, laptop que possuía a bateria mais durável do mercado na época.
1996
Introduz uma linha de servidores de rede (Power Edge).
1997
Introduz uma linha de workstations (estações de trabalho).
1999
Lança o suporte técnico on-line chamado “E-Support Direct from Dell”.
2002
Introduz quiosques de vendas (conhecidos como DELL Direct Stores) em centro de compras espalhados pelo estado do Texas. A enorme loja apresentava mais de 36 modelos de computadores e televisores. Rapidamente, este canal de venda se espalha, sendo adotado também em outros países como Austrália, Inglaterra, Cingapura e Hong King.
2003
Introduz uma linha de impressoras, expandindo sua gama de produtos.
2006
Inauguração de sua primeira loja própria em um centro de compra na cidade de Dallas. O principal objetivo era proporcionar aos clientes uma maior interação com os produtos da marca, permitindo assim que eles pudessem testar, tirar dúvidas com a equipe de vendas e efetuar a compra.


A sede
A sede mundial da poderosa DELL está localizada em Round Rock, cidade próxima a Austin, capital do estado do Texas. O Round Rock One, como é conhecido o prédio-sede da empresa, não lembra os chamados quartéis-generais despojados de outras empresas de tecnologia. Apesar da arquitetura moderna, as salas de Michael Dell e dos outros diretores parecem mais gabinetes de grandes corporações da velha guarda, guarnecidos por um sem-fim de secretárias.


Os slogans
Dude, you’re gettin’ a Dell!
It’s not just a deal, it’s a Dell!”
Easy as Dell.
Dell. Purely You.
Be Direct.

O gênio por trás da marca
Chamado de caubói dos computadores, Michael Saul Dell nasceu no dia 23 de fevereiro de 1965 na cidade de Houston, estado americano do Texas. Seu interesse por computadores começou muito cedo, desde quando tinha sete anos e comprou a primeira máquina de calcular. Apesar de nunca ter feito cursos de informática, era fascinado por micros. Seu primeiro computador foi um Apple II, que ele transportou para o quarto da casa em que morava com os pais, em Houston, e desmontou-a para “ver como funcionava”. Seus pais ficaram loucos da vida. Desembarcou em Austin vindo de Houston a bordo de um BMW branco, que comprou com o dinheiro que acumulara vendendo assinaturas de jornal, para cursar medicina em uma universidade. Começou a empresa no dormitório da faculdade, desmontando micros e adicionando componentes mais sofisticados para vendê-los com algum lucro. As aulas foram sendo postas de lado até serem excluídas da rotina de sua vida. Era o início de uma empresa de sucesso. Em 1992, tornou-se o mais jovem executivo a ter uma empresa na lista das 500 maiores americanas da revista Fortune. No início de 2007, depois da empresa registrar lucros menores que os esperados em 2006 e de perder a liderança mundial na área para a HP, ele decidiu reassumir a presidência executiva da DELL. Casado, pai de quatro filhos, vive em uma mansão nos arredores de Austin e tem enorme predileção por dirigir modelos esportivos da Mercedes-Benz. Não é conhecido pelo seu carisma nem visão. Apenas pelo seu grande jeito para os negócios. Segundo Michael “você não tem que ser um gênio ou um visionário para o fazer, basta acreditar no seu sonho e mergulhar intensamente no negócio”. Segundo a revista Forbes é o quarto homem mais rico dos Estados Unidos e o 12º do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de US$ 17 bilhões.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
4 de novembro de 1984
● Fundador: Michael Dell
● Sede mundial:
Round Rock, Texas
● Proprietário da marca:
Dell Inc.
● Capital aberto: Sim (1988)

● Chairman & CEO:
Michael Dell
● CFO: Donald Carty
● Faturamento:
US$ 61.1 bilhões (2008)
● Lucro:
US$ 2.47 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 20.6 bilhões (abril/2009)
● Valor da marca: US$ 11.69 bilhões (2008)
● Lojas:
1 + 160 quiosques
● Fábricas:
9
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil:
Sim (2 fábricas)
● Funcionários:
76.500
● Segmento:
Informática
● Principais produtos:
Computadores, notebooks, impressoras, monitores, servidores de redes e periféricos
● Ícones: Pioneirismo no comércio on-line
● Slogan:
Easy as Dell.
● Website:
www.dell.com

O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca DELL está avaliada em US$ 11.69 bilhões, ocupando a posição de número 32 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 34 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).

A marca no mundo
A DELL Computer, baseada na cidade texana de Round Rock, é líder mundial em venda direta de computadores, dominando 31% das vendas mundiais de computadores pessoais, tendo mais de 75 mil funcionários e atingindo faturamento de US$ 61.1 bilhões. Mais de 113.000 clientes corporativos e institucionais, no mundo inteiro, recorrem à página da empresa na Internet, para realizar negócios on-line. A DELL é a fabricante de sistemas de computadores que apresenta o maior crescimento da indústria, ocupando a primeira posição no ranking mundial das empresas do setor. A empresa vende mais de 10 milhões de computadores anualmente.

Você sabia?
A empresa vende em torno de US$ 60 milhões por dia via Internet. O website recebe 840 milhões de pedidos por trimestre, em seus 82 sites diferentes, escritos em 21 línguas e dialetos e utilizando 40 moedas para efetuar transações.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: