Início > Notícias, Tecnologia > A importância de participar das redes sociais.

A importância de participar das redes sociais.

 Muitos gestores de TI ainda consideram as redes sociais – como o Facebook, LinkedIn e Twitter – como ferramentas que desperdiçam o tempo das equipes e não geram valor algum às empresas. Na maioria das vezes, esses profissionais resistem à adoção das comunidades virtuais por medo da exposição que podem gerar ou, simplesmente, por não julgarem importantes os efeitos da Web 2.0 na estrutura organizacional. Entretanto, independentemente de qual for a desculpa, chegou a hora de todos os CIOs descobrirem que as redes sociais têm muito a oferecer.

“Se não houver mais nenhum motivo aparente, os gestores de TI devem adotar as comunidades virtuais simplesmente porque atuam na área de tecnologia e devem estar conscientes de todas as tendências da internet”, diz a especialista em gerenciamento de reputação online e autora do livro “Career Distinction: Stand Out by Building Your Brand” (ainda sem versão em português), Kirsten Dixon. Ela ainda afirma que qualquer pessoa só pode conhecer os benefícios reais da Web 2.0 se participar ativamente das redes sociais.

De acordo com o diretor de TI da consultoria norte-americana de negócios Cameron, Mike Schaffner, assim como a vida real, a Web 2.0 requer sociabilidade. “Para alcançar resultados positivos por meio da interação online é preciso estimular a troca de experiências e prover a rede de contatos com informações de valor”, afirma ele.

Além disso, para Kirsten, outra chave para o sucesso das iniciativas que envolvem as mídias sociais é a escolha daquelas que mais se adequam ao perfil do usuário. A especialista destaca que cada plataforma tem uma audiência diferente e, por isso, as informações divulgadas devem ser direcionadas ao público específico com o qual o usuário deseja comunicar-se. “Isso porque não é aconselhável colocar dados pessoais em sites focados na troca de experiências profissionais”, diz ela.

 A partir de todas as formas de utilização das redes sociais surgirão oportunidades de negócio e relacionamento. “Assim como a internet, depois de dominada pelos usuários, as ferramentas de Web 2.0 serão utilizadas para a comunicação externa e interna”, conclui Schaffner.

Kristin Burnham, da CIO/EUA

Categorias:Notícias, Tecnologia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: